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segunda-feira, 2 de maio de 2011

Adolescência - 3

3. Como futuro técnico de educação, que problemas identifica como prioritários na intervenção com adolescentes?
A adolescência é um estádio de mudanças comportamentais profundas, de interrogações e conflitos, com variáveis internas (processos inatos) e externas (influência do meio), sendo a família, a escola, os amigos o suporte, os pontos de referência do jovem. Como mãe e futura técnica de educação considero essencial o diálogo, o debate de ideias, tentando obviar os eventuais desencontros geracionais. Nesta etapa, existe o apelo para a procura da identidade, a autonomia, para a repetição de modelos. Assim, há uma responsabilidade acrescida, por parte da família (e da sociedade), para a transmissão de valores, padrões de comportamento construtivos, sendo os exemplos/o meio ambiente que mais influenciam e contribuem para a construção da personalidade, apreendidos e interiorizados desde cedo. O acompanhamento/perspicácia familiar (e social) são imprescindíveis. Contudo, esse sentido de alerta deverá ser bem reflectido, doseando controlo/liberdade/responsabilidade, flexibilidade/autoridade, atenção/confiança, num exercício verdadeiramente ponderado, nem excessivamente permissivo, nem o oposto, o chamado «bota-de-elástico».

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